quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aquecimento global pode ser irreversível

Em artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, cientistas afirmam que as temperaturas na Terra podem permanecerem altas por até mil anos, mesmo se as emissões de gás carbônico (CO2) fossem eliminadas hoje.

Segundo os pesquisadores, se o nível de CO2 na atmosfera continuar a subir, vai chover menos em áreas que já são secas no sul da Europa, na América do Norte e em partes da Ásia e da Austrália.
Eles também afirmam que, atualmente, os oceanos estão desacelerando o aquecimento global ao absorver calor, mas que em algum momento vão liberar este calor de volta à atmosfera.

Aquecimento global é o nome dado ao aumento das temperaturas médias em nosso planeta ao longo dos anos. Hoje sabemos que boa parte desse aumento na temperatura se dá a partir das emissões de gases que aumentam o efeito estufa, principalmente o gás carbônico.
Já o efeito estufa é causado pela reflexão da radiação infravermelha (calor) emanada da superfície terrestre pela atmosfera. Isso ocorre porque alguns gases da atmosfera, CO2, metano, e o vapor d’água, são capazes de refletir a radiação infravermelha. No geral, o efeito estufa é benéfico às formas de vida na Terra, já que mantem a temperatura média do planeta em torno de 25°C. Entretanto, desde a Revolução Industrial as emissões de gás carbônico vem aumentanto a concentração deste na atmosfera, tornando-a mais reflexiva e, por consequência, aumentando as temperaturas em nosso ambiente.
Os cientistas vem pedindo aos políticos ações imediatas para deter o aquecimento global.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário